domingo, 25 de abril de 2010

Qualidade do ovo


Qual ovo usar na sua receita? Sem dúvida nenhuma use ovos de granja, pois passaram por processamento e controle de qualidade que garantem a uniformidade, além de segurança nutricional e higiênico-sanitária da sua preparação. Os ovos de granja são classificados, de acordo com a aparência, em A, B, C, D (sujos) e E (trincados).

Durante o beneficiamento o ovo passa por um processo chamado ovoscopia que consiste em observar o interior do ovo através de uma fonte de luz em ambiente escuro. Esse procedimento ajuda a verificar se há defeitos da casca (como rachaduras, rugosidade, despigmentação, etc), bem como a qualidade do ovo (câmera de ar anormal, mancha de sangue, duplicidade de gema, presença de elementos estranhos. É possível , portanto, descartar os ovos ruins, deixando apenas os ovos fertilizados, e acompanhar o desenvolvimento do embrião durante o processo de incubação.

Como armazenar e manipular ovos?

• Compre sempre ovos de origem conhecida e inspecionados pelos serviços oficiais;
• Mantenha-os em local limpo, fresco e arejado, preferencialmente em geladeira após comprá-los;
• Ao comprar ovos, certifique-se da data de validade e que não estejam com a casca suja, trincada ou quebrada;
• Lave com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios e mãos antes de manusear o produto cru;
• Lave os ovos somente antes de utilizá-los (há controvérsias em relação a esse tópico, alguns profissionais da área afirmam que não é necessário a higienização dos ovos);
• Como ovos bem cozidos;
• Os alimentos preparados com ovos devem ser armazenados na geladeira para sua melhor conservação.


Hummm....Que tal um omelete??


Boa semana!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Vai fazer um piquenique? O que levar?

Aproveitando o pique do nome do blog, vou falar mais um pouquinho sobre Piqueniques. Mas prometo que nos próximos posts vou abordar outros assuntos.

Para que seu piquenique seja um sucesso é necessário alguns itens, afinal estará fazendo uma refeição em um local com pouca ou nenhuma infra-estrutura, portanto você precisará providenciar tudo.

Já pensou se levar uma deliciosa torta e ao chegar no local se lembrar que esqueceu os talheres? Desastre total!

É necessário:

  • Repelente e filtro solar;
  • Caixas ou sacola térmica;
  • Gelo, de preferência gelo reciclado/químico. (Aprenda a gelar bebidas rapidamente);
  • Pratos e talheres descartáveis ou de plástico (Objetos descartáveis são mais leves e seguros do que louças);
  • Guardanapos e papel-toalha;
  • Sacos plásticas para colocar os lixos;
  • Toalha para forrar o chão;
  • Água mineral (ingerir bastante água, principalmente em dias muito quentes).

Cardápio:

  • Frutas maduras da estação, de preferência fáceis de descascar. Leve frutas mais difíceis de descascar já descascadas e cortadas em recipiente plástico e com tampa;
  • Frutas desidratadas e castanhas;
  • Preferir suco de frutas não ácidas, pois podem amargar no período de armazenamento(Sugestões: Suco de licopeno, Suco de melancia com gengibre);
  • Vegetais já cortadas em rodelas são uma ótima opção; (lembrando que é fundamental a higienização prévia de frutas e vegetais e o armazenamento em recipiente plástico com tampa);
  • Para a sobremesa opte por preparações a base de frutas. (Sugestões: Mousse de morango, Abacaxi assado com canela, compota de maça);
  • Evite alimentos com maior risco de contaminação como: ovos, maioneses e cremes.

Dica importante: Levar alimentos simples em porções individuais - leve tortas, quiches, mini-sanduíches individuais para que possam ser comidos com as mãos, sem precisar fatiá-los (Conheça a têndencia da "finger food").

Beijos e Carpe Diem!

domingo, 11 de abril de 2010

Inaugurando

Olá pessoal! Meu nome é Camila Moura Batista, estou no último ano do curso de Nutrição da UFG. Sou uma das novas estagiárias do Portal Nutrição em Foco. Estou adorando esse novo desafio, minha nova chefinha e minhas colegas nutrifoquetes.

Alimentar-se não quer dizer apenas suprir as necessidades do corpo, é muito mais que isso! É preciso fazer boas escolhas, ter tranquilidade na hora da refeição, escolher um local adequado e estar com pessoas agradáveis.

Hoje em dia sempre estamos com pressa pra tudo, inclusive para comer. Nunca temos tempo para saborear um delicioso prato de comida, tomar um café e jogar conversa fora no finalzinho do dia ou fazer um PIQUENIQUE em um local agradável e com pessoas queridas.

Escolhi esse nome para o meu blog porque ADORO piqueniques. É muito bom estender o forrinho xadrez na grama, pensar na vida, assistir ao pôr do sol, apreciar a natureza e comer coisas gostosas.

Essas fotos foram no
Parque Flamboyant, uma piquenique surpresa para comemorar meu niver do ano passado, minhas amigas e também futuras nutricionistas prepararam para mim. Foi lindo, emocionante e sempre vou guardar esse momento comigo. Muito obrigada meninas!


Na foto do meio: amigas (Jú, Rapha, Mah, Elisa, Jô, Kaká, Ana); Beth (mãe); Maysa (irmã) e Eliete (tia)

Aqui em Goiânia, com tantos parques, não faltam lugares para um bom piquenique.

E aí equipe Nutrição em Foco, quando vamos fazer o nosso piquenique?

Dicas de receitas:
Tabule de quinua
Cheesecake de gelatina
Salada de abóbora

Beijos e boa semana a todos!