sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A importância das cores na alimentação!

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos, que além de colorir, desempenham papéis importantes no equilíbrio do organismo.

Vermelho: são ricos em licopeno, antioxidante que geralmente aparece associado a vitamina C. Juntos colaboram na prevenção do câncer e fortalecem o sistema imunológico.
Exemplo: acerola, caqui, tomate, melancia, morango, pimentão vermelho.

Laranja: contêm vitamina C e carotenóides, antioxidante fundamental para proteção das células. Exemplo: abacaxi, abóbora, caju, caja-maga, carambola, cenoura, laranja, mamão, manga e maracujá, damasco.

Roxo: são ricos em potássio, vitamina C e niacina.
Exemplo: uva, berinjela, jabuticaba, alface roxo, ameixa preta, repolho roxo, açaí.

Verde: ricos, principalmente, em cálcio, fósforo e ferro. Por isso, auxiliam no crescimento, coagulação sanguínea e produção de glóbulos vermelhos.
Exemplo: agrião, couve, abacate, abobrinha, alface, brócolis, chuchu, pepino e kiwi.

Branca: encontramos, geralmente, vitaminas do complexo B e flavonóides, antioxidante que previne a ação maléfica dos radicais livres, prevenindo doenças e envelhecimento.
Exemplo: alho, banana, couve-flor, batata, cebola, pera, nabo e guariroba, cupuaçu.

Um comentário:

  1. É muito importante essa gama de cores nas refeições, além de ter um maior valor nutricional ainda deixa o prato mais atrativo. Adorei o blog. Estou te seguindo.Bjos!:n

    ResponderExcluir