quarta-feira, 16 de junho de 2010

Cranberry

O cranberry é uma fruta semelhante a cereja, só que de cor mais viva. Muito popular nos Estados Unidos, cultivada principalmente nas partes frias do Hemisfério Norte. É rica em vitamina C e K, manganês, fibras e flavonóide proantocianina, um antioxidante que impede as bactérias de se fixarem na parede do trato urinário.

Um trabalho divulgado pela Universidade de Harvard com mais de mil mulheres concluiu que o suco da fruta pode diminuir a quantidade de infecções do trato urinário principalmente em casos reincidentes. No entanto, o trabalho não indicou qual seria a quantidade de suco necessário.

A maioria dos casos de infecções urinárias são provocados por uma bactéria chamada Escherichia coli presente normalmente na flora intestinal. No intestino, essas bactérias são inofensivas, mas quando invade as vias urinárias podem causar infecções. Os estudos indicam que a proantocianina, presente no canberry, dificulta a adesão dessas bactérias nas paredes das vias urinárias.

No Brasil é difícil encontrar a fruta in natura, os sucos de cranberry prontos para beber é a principal forma de consumo. Já nos Estados Unidos, os consumidores têm mais opções, como frutas secas, molhos prontos e sucos, além de cápsulas.

É importante lembrar que nada substitui o tratamento das infecções urinárias com antibióticos. Além disso, se tomado em excesso, o suco de cranberry pode provocar desarranjos intestinais.
Nutrição em Foco: nutrindo seu conhecimento!

5 comentários:

  1. legal camilamb,
    sempre tive curiosidade de saber sobre essa fruta e de experimentar tbm! =]
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria!
    Acho essa fruta tão bonitinha, mas nunca provei do seu sabor. Que tal você levar para degustação no NEF, em umas das nossas reuniões? hehe

    Beijos! *)

    ResponderExcluir
  3. Que chique Camila! Gostei mto da matéria! Agora quero experimentar o Cranberry... Idéia da Aline apoiada!! hehe

    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Que postagem chique! Amei! Você tem se superado sempre!

    ResponderExcluir
  5. Nunca experimentei essa fruta, mas ouvi dizer que é azedinha hehe! =)

    ResponderExcluir