quinta-feira, 10 de junho de 2010

Frutas secas e desidratadas

Segundo a legislação brasileira de alimentos, frutas desidratadas, secas ou dessecadas são produtos obtidos pela perda parcial da água da fruta madura, inteira ou em pedaços, por processos tecnológicos adequados. Visa obter um produto saudável e que, na maioria das vezes, não necessita de preparo para ser consumido.

A secagem consiste na retirada da água por meio do calor produzido artificialmente. As condições de temperatura, umidade e corrente de ar são rigorosamente controladas para a maior qualidade do produto final.

As frutas secas ou desidratadas se destacam dentro dos produtos processados porque são práticas, conservam parte das características do produto natural e, como é retirada parte da água, são menos suscetíveis a contaminação por microorganismos. Porém, são caras e de difícil acessibilidade em algumas regiões.

Pela sua praticidade as frutas desidratas como, banana passa; uva passa; damasco seco; maça desidratada, abacaxi desidratado, são ótimas opções de lanches saudáveis feitos fora de casa.

São ótimas fontes de vitaminas e minerais, porém o calor gerado no processo de desidratação reduz, em pequena quantidade, os níveis de alguns nutrientes sensíveis ao calor, como a vitamina C.

O seu consumo deve ser moderado devido ao alto teor calórico, mas se consumido com moderação e aliado a uma alimentação equilibrada traz enormes benefícios à saúde.

Para saber mais sobre Alimentação e Nutriço acesse o Portal Nutrição em Foco.

3 comentários: