quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dicas para você arrasar na cozinha!

Como é bom ir pra cozinha inventar um prato novo ou fazer uma receita interessante de algum site ou revista!

Eu adorooo, mas só quando estou inspirada. Quando cozinhar passa a ser uma obrigação aí já não me agrada tanto.

Você sabia que o Portal Nutrição em Foco tem uma seção com Dicas de Gastronomia para você arrasar na cozinha?!!

Veja algumas dicas interessantes:

- Como retirar o excesso de gordura dos alimentos?
- Como evitar mosquitos e conservar as bananas por mais tempo?
- Como descascar alho com facilidade?
- Como fazer as frutas amadurecerem mais rapidamente?
- Como conservar as folhas de alface fresquinhas?

Enfim....são muitas dicas interessantes! Para ver outras dicas, clique aqui!

Boa semama a todos!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Criatividade na alimentação infantil!









No Japão é comum levar marmitas (bêntos como são chamadas por lá) para o trabalho ou escola, por ser mais saudável e barato que comer em restaurantes e lanchonetes. Os pais passaram a usar a critividade para montar as marmitas e as crianças passaram a ter uma alimentação mais saudável, consumir e gostar de alimentos que antes nunca comiam.

As crianças japonesas fazem questão de levar marmitas bem decoradas e não as trocam por um sanduíche, por exemplo. Nos supermercados já possuem produtos especializados que auxiliam os pais na decoração.

Devemos usar o exemplo japonês para desenvolvermos estratégias criativas para que a alimentação saudável fique mais atrativa e esteja presente desde cedo no prato das nossas crianças.

Um hábito saudável deve começar desde cedo!

Veja essa e outras notícias interessantes no Portal Nutrição em Foco!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O que é essa tal de DTA?

De acordo com o Ministério da Saúde, as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Outras doenças são envenenamentos causados por toxinas naturais (ex. cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes) ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento (ex. chumbo, agrotóxicos).

Surto de DTA é o episódio em que duas ou mais pessoas apresentam doença semelhante após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem. Para doenças raras, como a Salmonelose, apenas um caso já é considerado um surto.

Para evitar as DTAs é necessário garantir a qualidade sanitária dos alimentos, através de higiene pessoal e cuidados em todas as etapas da produção (compra, preparo, armazenamento, etc). Se for comer fora de casa cuidado onde e o que vai comer.

Os sintomas variam de acordo com o organismo ou a toxina encontrados no alimento e a quantidade do alimento ingerido. Porém, os mais comuns são: vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados dentre outros.


• A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, mais de dois milhões de pessoas morram por doenças diarreicas no mundo, muitas destas adquiriram ao ingerir alimentos contaminados.

• No Brasil, a Vigilância Epidemiológica registra em média 665 surtos por ano, com 13 mil doentes.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Anvisa estabelece regras para uso de remédios para emagrecer

Finalmente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou uma posição mais dura quanto ao uso de "remédios para emagrecer".

Uma notícia publicada no Portal Nutrição em Foco mostrou que a Agência propôs um nova resolução que regulamenta e fiscaliza a prescrição de substâncias psicotrópicas anorexígenas (remédios utilizados para redução de peso), entre elas a sibutramina. Esta nova legislação permite a Dosagem Diária Máxima (DDR) de 15 mg por dia de sibutramina e permite o tratamento com esta substância por até 60 dias.

A sibutramina foi desenvolvida, nos anos 80, como antidepressivo, agindo em áreas do cérebro que controlam o humor, a sensação de bem estar e também o apetite. Em março de 2010 a Anvisa mudou a classificação da sibutramina da lista C1 (receita branca não numerada) para a lista B2 (psicotrópico anorexígeno).

A sibutramina auxilia na redução do peso promovendo um aumento da sensação da saciedade agindo também sobre a compulsão alimentar e como inibidora da sensação de fome. Existe ainda a possibilidade de que outros mecanismos, ainda desconhecidos, sejam responsáveis pela perda de peso em pacientes usuários desse medicamento.

Os efeitos colaterais da sibutramina são: insônia, constipação, boca seca, aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, palpitações, dispnéia, sudorese, ansiedade, dispepsia, vertigem, parestesia (formigamento), tontura, alteração do paladar, dismenorréia, dor nas costas e dor de cabeça.

Lembre-se de que:
"A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela. É preciso fazê-lo descer escada degrau por degrau".
Mark Twain

Para saber mais novidades sobre nutrição e saúde acesse o site Nutrição em Foco.