sexta-feira, 16 de julho de 2010

O que é essa tal de DTA?

De acordo com o Ministério da Saúde, as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Outras doenças são envenenamentos causados por toxinas naturais (ex. cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes) ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento (ex. chumbo, agrotóxicos).

Surto de DTA é o episódio em que duas ou mais pessoas apresentam doença semelhante após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem. Para doenças raras, como a Salmonelose, apenas um caso já é considerado um surto.

Para evitar as DTAs é necessário garantir a qualidade sanitária dos alimentos, através de higiene pessoal e cuidados em todas as etapas da produção (compra, preparo, armazenamento, etc). Se for comer fora de casa cuidado onde e o que vai comer.

Os sintomas variam de acordo com o organismo ou a toxina encontrados no alimento e a quantidade do alimento ingerido. Porém, os mais comuns são: vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados dentre outros.


• A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, mais de dois milhões de pessoas morram por doenças diarreicas no mundo, muitas destas adquiriram ao ingerir alimentos contaminados.

• No Brasil, a Vigilância Epidemiológica registra em média 665 surtos por ano, com 13 mil doentes.

4 comentários:

  1. É horrível ter uma DTA..
    principalmente se tratando de crianças e idosos, ai complica mais!
    bjos e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Nossa... eu sou mestre para pegar essas DTAs. Elas me perseguem. hehehe

    Bjim!

    ResponderExcluir
  3. assunto muito importante! =) as contaminações por alimentos acontecem principalmente dentro de nossas casas!!
    bjooos =)

    ResponderExcluir
  4. Acho que podiam criar um quarto grupo com o título "todas as alternativas anteriores", porque, com certeza, tem alguém que já teve, está tendo E terá novamente uma DTA heheh!

    Bjos!

    ResponderExcluir