segunda-feira, 30 de agosto de 2010

31 de agosto - Dia do nutricionista

Hoje, dia 31 de agosto é o dia do nutricionista. Ai ai....dá um friozinho na barriga, daqui 3 meses também serei uma!

Neste dia, quero agradecer todas as nuts (professoras e orientadoras de estágios, TCC, iniciação científica, etc) que contribuiram nestes quase 5 anos de formação acadêmica e aumentaram ainda mais meu amor por essa linda profissão.

Parabéns nutricionistas por disseminar a saúde e a qualidade de vida!

Aproveitando a comemoração quero convidá-los a ler a matéria: "Áreas de atuação e perfil do profissional nutricionista no Brasil".

E que tal uma receita gostosa e saudável para que essa data não passe em branco?!! Na seção gastronomia do Portal Nutrição em Foco opções não faltam.

....e vamos comemorar que a gente merece. o/

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Hora do lanche: barra de sementes

Às vezes, na correria, bate aquela fome e não tem nada saudável pra comer. Está aí uma sugestão: barra de sementes

Além de saudável, é prático e possui poucas calorias (entre 37 e 45 Kcal a unidade) – menos que uma barra de cereal. Não tem adição de açúcar, tem preço acessível, é uma forma de adicionar sementes como quinua, gergelim e linhaça na alimentação (que são ricas em ácidos graxos poliinsaturados e fibras). Outra vantagem, é que a barra de sementes pode ser consumida por celíacos, pois não possue glúten, como a maioria das barras de cereais.

Para mais dicas de alimentos saudáveis, acesse o Portal Nutrição em Foco.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Promoção no mês do Nutricionista

Dia 31 de agosto é o dia do Nutricionista e em comemoração ao "nosso" mês o Portal Nutrição em Foco sorteará 8 kits Linea entre seus visitantes. 2 kits já foram sorteados essa semana, mas ainda faltam 6.

Para participar você deve ficar atento aos locais de cadastro, que são novos a cada semana! A cada terça-feira, um novo sorteio!

Cada kit contém:
  • 1 pack com 3 barras de cereais
  • 1 pote de adoçante culinário (70 g)
  • 1 caixa de adoçante em pó em sachês (50 unidades)
  • 1 frasco de adoçante líquido (75 mL)
  • 1 pote de geleia de frutas
  • 1 caixa de sal light em sachês (50 unidades)
  • 6 pacotes de refresco em pó diet (sabores variados)
  • 1 caixa de Shake Zero
  • 1 mochila

O próximo sorteio será dia 17/08 (terca-feira), às 17h. Para se inscrever basta aceitar o convite em nossas comunidades no Facebook. É muito fácil: clique aqui, confirme sua presença no sorteio e faça um comentário!

E aguarde a dica de sorteio da semana que vem! A cada semana, uma novidade! Boa sorte!

Para ler o regulamento da promoção, clique aqui.

Fotinha que a equipe tirou para parabenizar os nutricionista. Ficamos lindosss! rsrsrs

P.S.: Hoje, dia 11 de agosto, o Portal Nutrição em Foco faz 2 anos de existência. Parabéns NeF, parabéns Ju!!!
É um orgulho fazer parte dessa equipe.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dúvidas na hora de amamentar?!!

Gente, estamos na Semana Mundial da Amamentação. Apoveitando a data vou falar um pouquinho sobre o tema.

As mães, principalmente as de primeira viagem, têm muitas dúvidas na hora de amamentar. Além disso, tem sempre mãe, vó, sogra, tia, etc... com palpites, simpatias e pomadinha que deixam as mães ainda mais confusas.


Quais são as vantagens da amamentação?
O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê até o sexto mês. Por isso não é preciso completar com outros leites, mingaus ou suquinhos. O leite materno é muito fácil de digerir e não sobrecarrega o intestino e os rins do bebê. Ele protege a criança da maioria das doenças; é prático, não precisa ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar; está sempre pronto, a qualquer hora ou lugar; transmite amor e carinho, fortalecendo os laços entre a mãe e o bebê. Além disso, protege a mãe da perda de sangue em grande quantidade após o parto, a auxilia a voltar a forma anterior e diminui as chances de ter câncer de mama e de ovário.

Existe leite fraco?
Não. O leite nunca é fraco. O peito produz um leite adequado às necessidades e à idade do bebê, mudando de aparência conforme a duração da mamada. No início ele é mais aguado e ao final da mamada é mais gorduroso.

O que fazer para ter bastante leite?
Quando o bebê começa a mamar, quando nasce, ainda na sala de parto, a descida e a produção do leite são mais rápidas. Quanto mais o bebê mama, mais leite se produz. A produção do leite acontece quando o bebê suga. Para manter boa produção de leite, a mãe deve oferecer o peito ao bebê sempre que ele quiser e amamentar durante a noite. Descansar também ajuda. Para o bebê mamar mais, não dê a ele chás, água, sucos ou outro tipo de leite nos primeiros meses de vida.

Como amamentar o bebê?
A mãe deve estar confortável. Se achar necessário poderá apoiar os pés, os braços e as costas. O uso de travesseiros costuma ajudar. A posição do bebê também é importante, ele precisa estar de frente para o peito, bem encostado no corpo da mãe, com o bumbum apoiado pela mão da mamãe. Quando o bebê abocanha uma grande parte da aréola fica mais fácil extrair o leite de dentro do peito para a boca. Isso mantém uma boa produção de leite e protege o peito das rachaduras.

O que fazer para evitar rachaduras?
Para não tirar a proteção natural da pele da aréola, não passe cremes, sabonetes ou loções e evite esfregar ou massagear os mamilos. Passar o próprio leite, depois das mamadas, limpa e protege a aréola. Ensinar o bebê a abrir bem a boca na hora de abocanhar e amamentar é o mais importante para prevenir e evitar as rachaduras.

Como evitar que o leite empedre?
Para evitar o empedramento, toda vez que o peito estiver muito cheio ou pesado ele deve ser esvaziado. Para retirar o leite do peito, faça massagens suaves em todo o peito. Depois, coloque o polegar e o indicador na linha que divide a aréola do restante do peito e aperte suavemente um dedo contra o outro. O leite inicialmente sai em gotas e logo após em pequenos jatos.

A alimentação da mãe pode prejudicar a amamentação?
Não. A maioria dos alimentos não afeta a amamentação. Comer um pouco mais que o habitual é suficiente para essa fase em que o corpo está produzindo leite. Os alimentos ácidos não “talham” o leite. Não é necessário tomar mais leite de vaca para produzir leite. Café, chá preto ou mate e refrigerantes em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê. Parar temporariamente com eles vai mostrar se são os causadores das cólicas. As bebidas alcoólicas e o cigarro são desaconselháveis porque podem afetar a saúde do bebê.