Gente, estamos na Semana Mundial da
Amamentação. Apoveitando a data vou falar um pouquinho sobre o tema.
As mães, principalmente as de primeira viagem, têm muitas dúvidas na hora de
amamentar. Além disso, tem sempre mãe, vó, sogra, tia, etc... com palpites, simpatias e pomadinha que deixam as mães ainda mais confusas.
Quais são as vantagens da amamentação?O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê até o sexto mês. Por isso não é preciso completar com outros leites, mingaus ou suquinhos. O leite materno é muito fácil de digerir e não sobrecarrega o intestino e os rins do bebê. Ele
protege a criança da maioria das doenças; é prático, não precisa ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar; está sempre pronto, a qualquer hora ou lugar; transmite amor e carinho, fortalecendo os laços entre a mãe e o bebê. Além disso,
protege a mãe da perda de sangue em grande quantidade após o parto, a auxilia a
voltar a forma anterior e diminui as chances de
ter câncer de mama e de ovário.
Existe leite fraco?Não. O leite nunca é fraco. O peito produz um leite adequado às necessidades e à idade do bebê, mudando de aparência conforme a
duração da mamada. No início ele é mais aguado e ao final da mamada é mais gorduroso.
O que fazer para ter bastante leite?
Quando o bebê começa a mamar, quando nasce, ainda na sala de parto, a descida e a produção do leite são mais rápidas. Quanto mais o bebê mama, mais leite se produz. A produção do leite acontece quando o bebê suga. Para manter boa produção de leite, a mãe deve oferecer o peito ao bebê sempre que ele quiser e amamentar durante a noite. Descansar também ajuda. Para o bebê mamar mais, não dê a ele chás, água, sucos ou outro tipo de leite nos primeiros meses de vida.
Como amamentar o bebê?A mãe deve estar confortável. Se achar necessário poderá apoiar os pés, os braços e as costas. O uso de travesseiros costuma ajudar. A posição do bebê também é importante, ele precisa estar de frente para o peito, bem encostado no corpo da mãe, com o bumbum apoiado pela mão da mamãe. Quando o bebê abocanha uma grande parte da aréola fica mais fácil extrair o leite de dentro do peito para a boca. Isso mantém uma boa produção de leite e protege o peito das rachaduras.
O que fazer para evitar rachaduras?
Para não tirar a proteção natural da pele da aréola, não passe cremes, sabonetes ou loções e evite esfregar ou massagear os mamilos. Passar o próprio leite, depois das mamadas, limpa e protege a aréola. Ensinar o bebê a abrir bem a boca na hora de abocanhar e amamentar é o mais importante para prevenir e evitar as rachaduras.
Como evitar que o leite empedre?Para evitar o empedramento, toda vez que o peito estiver muito cheio ou pesado ele deve ser esvaziado. Para retirar o leite do peito, faça massagens suaves em todo o peito. Depois, coloque o polegar e o indicador na linha que divide a aréola do restante do peito e aperte suavemente um dedo contra o outro. O leite inicialmente sai em gotas e logo após em pequenos jatos.
A alimentação da mãe pode prejudicar a amamentação? Não. A maioria dos alimentos não afeta a amamentação. Comer um pouco mais que o habitual é suficiente para essa fase em que o corpo está produzindo leite. Os alimentos ácidos não “talham” o leite. Não é necessário tomar mais leite de vaca para produzir leite. Café, chá preto ou mate e refrigerantes em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê. Parar temporariamente com eles vai mostrar se são os causadores das cólicas. As bebidas alcoólicas e o cigarro são desaconselháveis porque podem afetar a saúde do bebê.