terça-feira, 28 de setembro de 2010

Arroz e Feijão - o par perfeito

O hábito dos brasileiros de consumir arroz e feijão é muito saudável. Infelizmente ele está sendo trocado por refeições rápidas, que são ricas em gorduras e pobres em nutrientes.

A combinação do arroz com o feijão, disponibiliza quase todos os aminoácidos necessários para o nosso organismo. O arroz possui aminoácidos que o feijão não possui e vice-versa. Além disso, é fonte de amido, vitaminas do complexo B e minerais. E o feijão é rico em fibras que ajudam a regulam o nível de glicose no sangue, regula o nível de colesterol e auxilia no funcionamento do intestino. O feijão também é fonte de ferro, que ajuda na prevenção da anemia.

O arroz e o feijão são alimentos baratos, abundantes no país e que tem um alto valor nutritivo.

Portanto, não deixe o hábito de consumir arroz e feijão diariamente!

Fonte: Embrapa Arroz e Feijão

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A importância das cores na alimentação!

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos, que além de colorir, desempenham papéis importantes no equilíbrio do organismo.

Vermelho: são ricos em licopeno, antioxidante que geralmente aparece associado a vitamina C. Juntos colaboram na prevenção do câncer e fortalecem o sistema imunológico.
Exemplo: acerola, caqui, tomate, melancia, morango, pimentão vermelho.

Laranja: contêm vitamina C e carotenóides, antioxidante fundamental para proteção das células. Exemplo: abacaxi, abóbora, caju, caja-maga, carambola, cenoura, laranja, mamão, manga e maracujá, damasco.

Roxo: são ricos em potássio, vitamina C e niacina.
Exemplo: uva, berinjela, jabuticaba, alface roxo, ameixa preta, repolho roxo, açaí.

Verde: ricos, principalmente, em cálcio, fósforo e ferro. Por isso, auxiliam no crescimento, coagulação sanguínea e produção de glóbulos vermelhos.
Exemplo: agrião, couve, abacate, abobrinha, alface, brócolis, chuchu, pepino e kiwi.

Branca: encontramos, geralmente, vitaminas do complexo B e flavonóides, antioxidante que previne a ação maléfica dos radicais livres, prevenindo doenças e envelhecimento.
Exemplo: alho, banana, couve-flor, batata, cebola, pera, nabo e guariroba, cupuaçu.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Glutamina

  • A glutamina é um aminoácido não essencial, porém é o mais abundante no plasma e no músculo esquelético;

  • Constitui fonte preferencial de energia para todas as células de rápida divisão do corpo, como enterócitos (células do intestino) ou linfócitos (células do sistema imune);
  • Previne a translocação bacteriana mantendo a integridade da mucosa intestinal;
  • Funciona como precursor de importantes macromoléculas como RNA e DNA;

  • Tem efeito anticatabólico e promove o aumento da síntese protéica.

    Glutamina e imunidade

    Por ser uilizado como substrado metabólico para as células de defesa (linfócitos) desempenha papel fundamental no sistema imune, por esse motivo é muito utilizado em pacientes imunodeprimidos.

    - Garante a produção de IgA;
    - Essencial para a proliferação de Linfócitos T e B;
    - Necessária para a atividade dos macrófagos.

E não se esqueça, apenas um nutricionista ou médico pode prescrever este e outros suplementos.

Acesse o Portal Nutrição e Foco!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

FOS

O frutooligossacarídeo (FOS) é um tipo de fibra solúvel. É um carboidrato complexo, resistentes à ação hidrolítica das enzimas da saliva e do intestino, por isso chega intacto no cólon. É hidrolisado pelas bactérias intestinais em ácidos graxos de cadeia curta e gases, metano e CO2.

É um prebiótico, ou seja, um ingredientes alimentar não digerível que afeta positivamente a microbiota intestinal por estimular seletivamente o crescimento e/ou atividade de bactérias com potencial benéfico à saúde.

Benefícios à saúde:

- Estimula de crescimento de bifidobactérias (bactérias benéficas presentes no colón intestinal, que auxiliam na fermentação de substratos);
- Diminui o crescimento de bactérias patogênicas;
- Reduz os níveis séricos de colesterol total e lipídeos;
- Diminui o tempo de trânsito grastrointestinal;
- Aumenta o peso fecal;
- Melhora a tolerância a glicose.

Porém, a ingestão excessiva, cerca de 20 a 30g/dia, pode causar flatulência e desconforto intestinal. Para evitar essas intercorrências a quantidade diária recomendada é de 10g/dia. O consumo de FOS deve ser acompanhado da ingestão de líquidos.

IMPORTANTE: A suplementação de FOS, na forma de cápsulas e pós, só deve ser prescrita por um nutricionista ou médico. É usado, principalmente, com o objetivo de recoloniza o trato gastrintestinal e assim cessar diarréia e constipação.

Se você quer melhorar sua saúde intestinal, pode adotar algumas medidas simples, como:

- Aumentar o consumo de alimentos ricos em FOS (banana, alho, cebola, trigo, tomate, mel, açúcar mascavo, chicória, aspargos, tubérculos, aveia, cevada e centeio);
- Aumentar o consumo de outros tipos de fibras dietéticas;
- Ingerir bastante água (cerda de 2 litros por dia);
- Fazer atividade física regularmente.
Para ter acessos à notícias quentíssimas sobre saúde e nutrição acesse o Portal Nutrição em Foco.